ANGUERA: Escassez de água potável afeta moradores da comunidade do Roçado, zona rural do município.

13/11/2024 | Por: Vanderlon Cunha.

ANGUERA: Escassez de água potável afeta moradores da comunidade do Roçado, zona rural do município.

Imagem da comunidade do Roçado, zona rural de Anguera, Bahia.

A comunidade do Roçado, localizada na zona rural do município de Anguera, enfrenta uma grave crise de abastecimento de água potável fornecida pela EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. Há três meses, os moradores lidam com a precariedade do serviço, que tem gerado profunda indignação e sofrimento entre as famílias.

As moradoras Maria e Luciana relatam que a situação se torna insustentável, uma vez que a água, quando liberada pela empresa, é insuficiente até para encher os reservatórios nas residências. “Às vezes recebemos somente uma fração do que precisamos. É uma situação desesperadora”, desabafa Maria, que vive com a preocupação diária de garantir a hidratação e a higiene familiar.

Além da escassez, outra questão gritante é a continuidade da cobrança das tarifas de abastecimento de água. Mesmo sem a devida prestação do serviço, as contas da EMBASA chegam normalmente, obrigando as famílias a arcarem com pagamentos que consideram injustos. Luciana acrescenta: “É revoltante saber que estamos pagando por algo que não temos. A sensação é de que somos tratados com descaso.”

Diante da ineficiência da empresa, os representantes da comunidade decidiram agir. Após tentativas frustradas de resolver a situação diretamente com o escritório da EMBASA em Anguera, as famílias estão prontas para dar um passo adiante. Segundo os moradores, a próxima ação será procurar o Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. “Se não houver uma resposta do Procon, vamos escalar a situação. Estamos prontos para levar nossas denúncias à Ouvidoria da EMBASA, à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e até ao Disque 100, para denunciar a violação dos nossos direitos humanos”, afirma.

A crítica situação da comunidade do Roçado traz à tona não apenas a luta por um recurso essencial como a água, mas também questões maiores relacionadas à responsabilidade de empresas que fornecem serviços públicos. Os moradores esperam que suas vozes sejam ouvidas e que uma solução viável que garanta o abastecimento de água potável seja implementada em caráter de urgência. 

Em resposta, a EMBASA encaminhou à redação do AN Portal de Notícias o seguinte informe:

Ao site AN Portal de Notícias,

Em atenção à reclamação publicada pelo site AN Portal de Notícias em suas redes sociais, informamos que o fornecimento de água para a localidade de Roçado II, em Anguera, foi afetado por interrupções no abastecimento que ocorreram recentemente no sistema integrado de Santo Estêvão, Anguera, Ipecaetá, Serra Preta e distritos da área, causadas diante da necessidade de manutenções e em reparos emergenciais de equipamentos que compõem a estrutura de captação e distribuição de água.

O fornecimento de água está sendo normalizado gradativamente nos municípios citados incluindo a localidade de Roçado. Para esta comunidade em específico, a Embasa está executando uma obra de substituição e reforço da rede distribuidora,  com 1800 metros de rede já implantados, com previsão de conclusão nos próximos 30 dias.


Com informações do site AN Portal de Notícias. Siga o AN Portal de Notícias no Instagram @anportaldenoticiais e do Threads @anportaldenoticias e receba os principais destaques do dia. Whatsapp 75 98128-5050.

Ver mais

Noticiar os fatos que ocorrem nos municípios de Anguera, Serra Preta e região do Estado da Bahia.